“Poderão acusar-me de que galhofava com Pedro – porém, se o conhecerem a fundo, como eu o conheço, verão que era assim preciso, para lhe ganhar o coração e podê-lo encaminhar ao bem e aos negócios públicos. Por mais sábio e honrado que seja um homem, se ele não souber interessar as paixões e as frivolidades dos grandes, nada poderá alcançar deles para os fins de utilidade pública. É verdade que, apesar de todas as minhas boas manhas, nunca pude conseguir que se quisesse séria e constantemente o bem – alma dura e volátil, nunca fez bem por amor da virtude.”
Uma realização:
Patrocínio:
1790
1790
Memória apresentada
na Academia das Ciências
Na Academia Real das Ciências de Lisboa, José Bonifácio apresenta seu primeiro texto conhecido: “Memória sobre a pesca das baleias, e extração do seu azeite, com algumas reflexões a respeito de nossas pescarias”.*
* José Bonifácio menciona, nesse texto, que iria escrever uma segunda versão desta “Memória”. Se isso aconteceu, esse segundo trabalho não foi publicado nas Memórias da Academia. CERQUEIRA FALCÃO, Edgard de (org.). Obras científicas, políticas e sociais de José Bonifácio de Andrada e Silva. Santos: Câmara Municipal, 1965. 3 v., v. 1, p. 8.