“Qual é a religião que temos, apesar da beleza e santidade do Evangelho, que dizemos seguir? A nossa religião é pela maior parte um sistema de superstições e de abusos anti-sociais; o nosso clero, em muita parte ignorante e corrompido, é o primeiro que se serve de escravos e os acumula para enriquecer pelo comércio e pela agricultura, e para formar, muitas vezes, das desgraçadas escravas um harém turco.”
Uma realização:
Patrocínio:
1822
21/10/1822
José Bonifácio manda suprimir a publicação do Correio do Rio de Janeiro, onde eram publicados artigos contrários à monarquia constitucional. O redator português João Soares Lisboa é detido e intimado a deixar o país. Depois de libertado, passa a fazer oposição acirrada aos irmãos Andrada.*
* Bonifácio persuadiu d. Pedro a fechar a maçonaria; fez saber a José Clemente Pereira, presidente do Senado da Câmara, que este deveria se demitir; ordenou que o padre Antônio João Lessa, também seu adversário, deixasse o Rio de Janeiro. Começa grande agitação na cidade. SOUSA, Octavio Tarquínio de. José Bonifácio. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1988, p. 186.